Partindo para mais uma aventura em terras estrangeiras, a Brou Aventuras / Ultrasports (Zé Elias, Pedro Pinheiro e Thiago Brou) marcou presença como única equipe estrangeira na Corrida de Aventuras Expedicion Azimut, prova tradicional no Uruguai e que neste ano fazia parte das comemorações dos 200 anos do Exército Uruguaio.

A prova teve 160 km, percorridos de maneira muito dinâmica entre diversas modalidades (trekking, costeira, mtb, bike n´run, rapel, prova de tiro e orientação) e foi muito dura, apesar do relevo bem plano da região.

Na largada de trekking/costeira, partimos forte no trecho inicial mas logo que entramos na praia ficamos um pouco para trás, as outras equipes estavam correndo num ritmo muito forte e não conseguimos ficar no 1º pelotão. A praia da corrida era selvagem e linda, mas volta e meia nos deparávamos com grandes animais da fauna marinha (focas, lobos marinhos, tartarugas gigantes e até mesmo uma baleia) mortos na areia, e não podíamos conter o sentimento de desolação ao ver aquelas cenas. Mas bola pra frente, seguimos socando e chegamos na 1ª transição como o 10º trio na Geral. Partimos para o bóia-cross e mantivemos a posição, mas perdemos ainda mais tempo para os líderes porque a maioria estava usando pés de pato, e ai sem o equipamento adequado estava realmente difícil alcançar o 1º pelotão.

Saímos da água num belo fim de tarde, e partimos para a modalidade em que somos melhores: foram 25 km de mountain bike na areia, com forte e frio vento contra, mas mesmo assim chegamos na transição da bike para canoa canadense em 4º no geral!

Remamos bem, mas não passamos ninguém. Estávamos também aliviados por ninguém ter nos alcançado, já que éramos 3 numa canoa canadense bem instável. Na saída tínhamos um bike n´run de 11km que o monstruoso Brou fez em 38 minutos correndo enquanto eu e o Pedro demos uma descansada na bike. Já eram 21h30, e tínhamos pela frente mais uma bike de 60 antes da “Zona Oscura”, onde pararíamos até às 6h da manhã de domingo. O objetivo passou então a ser “socar até o limite para chegar o quanto antes e descansar”.

Partimos na bike e no relevo totalmente plano conseguíamos ver ao longe as 3 primeiras equipes, mas não estávamos conseguindo alcançar a galera. Por fim chegamos a uma pequena serra cuja travessia prometia ser o ponto de diferença na bike, com terreno acidentado e navegação mais exigente. Atravessamos na boa a serra e do outro lado caímos numa trilha bem legal ladeada por charcos alegados, e de tempos em tempos caíamos com os pés na lama gelada, piorando bem a situação. Quando finalmente chegamos de volta à transição, ficamos felizes com o que conseguimos: chegamos à 1h30 e em 3º na colocação Geral! Fomos dormir exaustos mas felizes!

Nesta parte o apoio fez a diferença, pois arrumou um cantinho bem quente – com lareira e tudo – e colchões para toda equipe, e podemos descansar tranqüilos!

Ás 5h20 o Brou já estava incomodando pra gente acordar e aí o corpo queria ficar por ali, no quente, e a luta foi grande! Entramos nos tanques do Exército para um deslocamento até o local do rapel e largada do 2º dia e logo já estávamos num trekking de 23km, rendendo bem e em menos de 1 hora já estávamos com os líderes da prova. Socamos forte e colocamos pressão, e a galera fez força pra nos acompanhar. Foi um momento bacana em que vimos o desespero das outras equipes para que não distanciássemos! Foi brutaaaaaal! J

Voltamos para a bike e por uma escolha de percurso mais longa acabamos perdendo a 3ª posição geral para um trio misto, mas acabamos em 3º entre os “caballeros” e trouxemos um troféu bem bacana pra casa!

Valeu aos nossos apoios (Vitor e Tio Guxo), ao AdventureMag por nos colocar em contato com os organizadores, à organização da prova e ao Exército Uruguaio pela competência e ao povo uruguaio pela receptividade!

Confiram o vídeo na nossa participação:

Nos vemos em outras aventuras por aí!

Zé Elias – www.brouaventuras.com.br

Brou Aventuras no Uruguai: Expedicion Azimut!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *