REGULAMENTO DESAFIO BROU BRUTO 5H de MTB
1. INSCRIÇÕES
1.1 – As inscrições são abertas a atletas federados ou não, com idade igual ou superior a 14 anos, nas seguintes categorias:
SOLO MASCULINO: Categoria livre individual. Permitida a inscrição de atletas federados e não federados.
SOLO FEMININO: Categoria livre e individual. Permitida a inscrição de atletas federados e não federados.
DUPLAS MASCULINAS: Formado por 2 atletas do sexo masculino e com idade livre.
DUPLAS MISTAS: Formado por pelo menos 1 atleta do sexo feminino e com idade livre.
TRIO ATÉ 80 ANOS: Formado por 3 atletas com idade somada de 80 anos completados no dia 30/10/15, independente do sexo.
TRIO Entre 81 e 99 ANOS: Formado por 3 atletas com idade somada entre 81 e 99 anos completados no dia 30/10/15, independente do sexo.
TRIO ACIMA de 100 ANOS: Formado por 3 atletas com idade somada a partir de 100 anos completados no dia 30/10/15, independente do sexo.
A Largada das categorias com mais de um atleta deverá ser feita pelo atleta mais velho da equipe.
Observações:
– Menores de 18 anos deverão obrigatoriamente apresentar ficha de inscrição com assinatura do responsável no termo de responsabilidade
1.2- As inscrições serão feitas no site www.sympla.com.br mediante um cadastro simples. Duplas e trios deverão fazer a inscrição e pagamento no mesmo momento.
1.3 – Todos os inscritos ganharão uma camisa da Kailash do evento e número de bike.
1.4 – Não serão aceitas inscrições de atletas menores de 14 anos no solo. A idade mínima nas duplas e trios é também de 15 anos. Em ambos os casos será necessário apresentar o termo de responsabilidade com firma reconhecida do responsável.
1.5 – A ficha de inscrição deverá estar preenchida corretamente, com todos os dados do(s) atleta(s).
1.6 – Após inscrição realizada, só será permitida troca de atletas até o dia quarta feira feira dia 28. Após esta data, não serão aceitas trocas de atletas. As trocas deverão ser solicitadas pelo email contato@brouaventuras.com.br.
1.7 – Serão realizadas somente as categorias com mais de cinco inscritos na categoria solo e pelo menos 3 equipes no caso dos trios. Caso alguma categoria não atinja o número mínimo de inscritos, esta poderá ser remanejada.
1.8 – Não será permitida em nenhuma categoria a participação de bicicletas modelo “tandem” ou qualquer outra que não seja modelo mountain bike.
1.9 – O valor da inscrição não será devolvido em caso de desistência, antes ou durante a prova. E também não será transferido para qualquer outro evento promovido pela Brou Aventuras.
1.10 – A prova será realizada mesmo com chuva. Esteja preparado e prevenido!
1.11 – Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.
1.12 – Não serão aceitos nomes em equipes com palavrões, palavras que gerem qualquer tipo de protesto ou que denigram a imagem do evento ou da cidade sede.
2. A PROVA
2.1 – O objetivo da prova é completar o maior número de voltas no circuito dentro do prazo de 5 horas. Em caso de empate no número de voltas, o critério de desempate será definido por aquele que terminar na frente, isto é com menor tempo.
2.2 – Será obrigatório o uso de capacete e luvas
2.3 – Poderá o organizador/Realizador suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.
2.4 – A cronometragem poderá será realizada através de chips. A organização informará durante a prova as parciais da classificação.
3. LARGADA
3.1 – A largada será com o atleta mais velho da dupla ou do trio e iniciando com 2 voltas no circuito. Confira o programa da prova no site oficial do evento.
3.2 – Todas as categorias largarão juntas com as equipes e solos representadas por apenas um atleta de cada equipe, inclusive a solo.
3.3 – O representante da largada para as categorias das duplas e trios ( equipes), deverá ser o ciclista mais velho da equipe.
3.4 – Durante a prova será desclassificada a equipe que tiver algum atleta circulando pelo circuito, fora de sua volta, com ou sem bicicleta, no horário da largada, durante a prova.
3.5 – Haverá um horário para reconhecimento do circuito que deverá ser cumprido à risca. Será penalizado com 5 minutos qualquer atleta ou equipe que estiver pedalando fora do horário indicado no programa.
3.6 – Caso o atleta responsável em largar não estiver presente. Este não poderá ser substituído por outro. No caso dos trios, somente após a abertura das trocas será permitida a entrada do atleta seguinte. Resumindo, perderá a largada.
3.7 – Caso o competidor que fizer a largada saia do circuito por motivo de quebra, queda ou outros não mencionados. Só poderá retornar após a abertura das trocas de revezamento. Mesmo que este seja atleta solo.
4. – TROCAS, REVEZAMENTO & PARADAS:
4.1 – Após o líder geral da competição (primeiro atleta) completar duas voltas no circuito. Serão liberadas as trocas (revezamento entre os atletas dos trios ), entradas no circuito para quem perder a largada. Caso haja formação de fila no funil de trocas o atleta deverá aguardar sua vez. Aqueles que tiverem que sair do circuito em caso de quebra ou qualquer outro motivo, deverá sair pela área de troca e só poderá retornar após as trocas serem liberadas. Aqueles que saírem em qualquer outro lugar do circuito, que não completem a volta, mesmo em caso de queda, serão considerados desistência, mesmo que estejam em equipes. Com isso leve água e o que comer, pois o apoio só será permitido na área de apoio. Ao longo da prova não têm apoio.
4.2 – O revezamento entre os atletas das equipes é livre, ficando a critério dos mesmos definir a quantidade e horários para realizar as trocas. Não é permitido, em hipótese alguma, trocas fora do local de revezamento determinado pela organização. A equipe ( trio) que trocar de atleta fora dessa área será automaticamente desclassificado, sem direito a apelação.
4.3 – No ato da troca, o ciclista que estiver na pista deverá descer da bicicleta e bater na mão do outro atleta da sua equipe assim entra o próximo ciclista. Ambos os ciclistas deverão estar parados. Serão punidos com um minuto aqueles que baterem na mão em movimento..
4.4 – Haverá uma linha demarcada pela organização para bater na mão . O ciclista deverá bater na mão somente no local de troca, após essa linha. O ciclista só poderá entrar na pista depois de bater na mão do outro ciclista, no local indicado pela organização. O ciclista terá que descer da bike para bater na mão do outro ciclista não poderá ser antes da linha de troca. Caso algum atleta bata na mão antes da linha, a equipe levará penalização de um minuto a ser cumprido em qualquer horário determinado pela organização.
4.5 – Só será permitido à entrada na área de trocas e na pista, o atleta que for fazer o revezamento.
4.6 – Todo competidor deverá estar devidamente uniformizado. Não será permitido pedalar de sunga, sem camisa ou qualquer outro objeto ou acessório que não faça parte de um ciclista em competição.
4.7 – O circuito estará fechado para TODOS os atletas uma hora antes do final da prova. Após, completado este horário, a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta na pista de qualquer categoria.
4.9 – Problemas mecânicos após a troca:
No caso de problemas mecânicos ocorridos no circuito ou próximos à área de troca, sofridos pelo atleta que entrou no circuito, o mesmo deverá por sua conta resolvê-los e terminar a volta para realizar a troca. Como opção, o atleta poderá concluir a pé, empurrando a bicicleta. Será desclassificado o da atleta da categoria solo, trio ou equipe que circular no sentido contrário (contramão) da competição.
5. APOIO DAS EQUIPES
5.1 – Qualquer apoio mecânico, alimentar ou de hidratação será exclusivamente de responsabilidade de cada equipe ou atleta solo. Não será permitido o apoio de terceiros a nenhum atleta de quaisquer categorias, incluindo a solo no circuito da prova . A área de apoio será apenas na área de concentração das equipes, sendo terminantemente proibido qualquer tipo de apoio nos demais pontos do circuito. Este item é desclassificatório.
5.2 – Não será permitida a montagem de qualquer estrutura de equipes fora da área determinada pela organização. (item é desclassificatório)
5.3 – Cada equipe ou atleta solo terá direito a montar no máximo uma tenda. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.4 – Será permitida a entrada de carros para descarregar o material na área de montagem de tendas. No horário determinado. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.5 – Nenhum veículo será autorizado a ficar na área determinada para as equipes. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.6 – Não será permitido o uso de geradores; (item é desclassificatório)
5.7 – Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item é desclassificatório)
5.8 – Não será permitido o uso de botijões a gás. (item é desclassificatório)
5.9 – Não será permitida a reserva de espaços de áreas para a montagem de tendas. (item é desclassificatório)
6. TÉRMINO DA PROVA
6.1. A competição será encerrada 5 horas após a largada, onde a prova estará encerrada para todos os atletas que passarem pelo controle até esse período estipulado. Os competidores que passarem pelo controle depois de completadas o tempo estipulado de prova (5 horas) não terão suas voltas computadas.
6.2. A organização da prova poderá interromper a prova quando julgar necessário, por quaisquer motivos que achar necessário. Valendo o resultado da última volta completada.
7. Premiação
7.1 – Todas categorias serão com troféus os 5 primeiros colocados.
7.2 – Medalhas de participação serão entregues para todos os participantes que completarem a prova.
7.3 – Só serão premiados aqueles que estiverem presentes na hora da premiação. Caso contrário será considerado a desistência do premio, passando este para a equipe na colocação seguinte.
7.4 – Só receberão premiação se a somatória dos tempos do atleta solo, duplas ou trios tiverem um tempo igual ou superior a 3 horas de prova. Por exemplo: Se um atleta se classificar em 2º lugar com apenas uma hora de prova esse atleta não será considerado na premiação.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS, PENALIZAÇÕES E ITENS ELIMINATÓRIOS
8.1- É obrigatório o uso de capacete e luvas ao atleta que estiver pedalando no circuito. O desrespeito a esse regulamento desclassifica a equipe sem direito a recursos.
8.2 – Não haverá qualquer tipo de iluminação artificial no circuito na fase noturna da prova! Com isso para garantir a segurança dos participantes, será obrigatório ao atleta que estiver pedalando no circuito o uso de pisca-pisca traseiro e farol ligado durante a fase noturna. A equipe que desrespeitar este regulamento será penalizada com a perda de 2 minutos no tempo, que será determinado pela organização no decorrer da competição.
8.3 – Será desclassificada a equipe que estiver pedalando sem o número de identificação da bicicleta , mesmo em caso de queda ou perda. Cuide de sua identificação!
8.4 – Será desclassificada a equipe que alterar o numero de identificação, cortando o numeral, escondendo o patrocinador do evento ou acrescentando qualquer outra propaganda no mesmo.
8.5 – Será desclassificada a equipe ou atleta que realizar qualquer atividade promocional (distribuição de brindes, folhetos de propaganda, vendas e etc.) sem autorização da comissão organizadora.
8.6 – Será desclassificada a equipe ou atleta que estiver pedalando sem número de identificação
8.7 – É terminantemente proibido “cortar caminho”, pedalar fora do circuito, entrar no circuito enquanto algum atleta da equipe está completando voltas e competir com bicicleta sem numeração. O desrespeito a alguma dessas regras acarretará na desclassificação da equipe, trio ou do competidor solo.
8.8. Será desclassificada, sem direito a recurso, a equipe que fizer qualquer desacato ou reclamação verbal à organização, ou incitar conflitos entre participantes, organizadores e patrocinadores. (Observar o item “Recursos”). Ex.: faixas ou panfletagem de protestos.
8.9. Qualquer atitude anti-esportiva, de desrespeito aos fiscais, organizadores, patrocinadores, público, demais competidores ou a esse regulamento, bem como sujar o local com lixo e depredação, será punida rigorosamente com a desclassificação da equipe, sem direito a recursos ou apelações de qualquer espécie.
8.10 –O competidor só poderá fazer a troca. Isto é, bater na mão do outro atleta na área demarcada pela organização. Caso contrário haverá penalização de 1 minuto.
Obs.
• Será penalizada com 1 minuto a equipe bater a mão fora do local indicado pela organização.

8.11 – Será desclassificada a equipe, atleta solo ou trio que estiver com estrutura de Box ou apoio fora da área determinada pela organização.
8.12 – Será desclassificado o competidor que percorrer qualquer parte do percurso da prova no sentido contrário (contra mão).
8.13 – Será desclassificada a equipe, trioa ou atleta solo que não estiver com a ficha médica preenchida
8.14 – Durante a parte noturna, atletas solo, trios ou equipes que não estiverem com farol funcionando e pisca-pisca traseiro, instalado no canote do selin, ligado piscando será penalizada com 15 minutos parado na área de revezamentos.
8.15 – Será penalizada com 5 minutos a equipe, trio ou atleta solo que estiver pedalando no circuito da prova fora do horário determinado pela organização.

9. RECURSOS
A organização formará uma comissão para análise de eventuais recursos colocados pelos participantes apenas, e o ato de inscrição do atleta e/ou equipe automaticamente reconhece a autoridade e as decisões desta comissão como soberana em seus resultados e decisões.
9.1 – Serão aceitos, por escrito por qualquer membro da Organização, durante o transcorrer da prova e até 30 minutos após o término da prova.
9.2 – Recursos contra o resultado, até 30 minutos após a divulgação. Só serão julgados recursos por escrito e acompanhados de um depósito de R$ 100,00 (em dinheiro). Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.
9.3 – As penalizações serão deliberadas e decididas pela Comissão Diretora da Prova somente entre o término da competição e a premiação, durante a apuração dos resultados da cronometragem.
* Casos omissos serão julgados pela Comissão Diretora da Prova.
10 – OBRIGAÇÕES & RESPONSABILIDADES
10.1 – A Organização, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos e danos a equipamentos, ou por qualquer traumatismo ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes. O atleta reconhece que a prática do mountain bike em trilhas é um esporte de risco e assume total responsabilidade por sua participação na prova. Menores de 18 anos deverão apresentar ficha de inscrição assinada pelo responsável com firma reconhecida em cartório.
10.2 – O MTB 5 HORAS é uma prova de resistência. É obrigação de cada participante: levar consigo toda a comida e bebida que for consumida durante a competição, inclusive água.
10.3 – Só terá acesso ao pódio o ciclista que estiver devidamente uniformizado.
10.4 – É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência e cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminharão o acidentado para um hospital, onde o mesmo tenha um convênio.
10.5 – Zelar pela boa imagem do mountain bike é zelar pela preservação da natureza. Solicitamos aos ciclistas que não sujem e nem deixem sujos o local do evento, principalmente o circuito.
10.6 – Eventuais penalizações que possam vir ocorrer ao longo da prova, que não estejam mencionadas neste regulamento, serão solucionados no fim das 5 horas de competição e divulgados até uma hora após o encerramento da prova.
10.7 – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora e/ou pelos Organizadores/Realizadores de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Brou Bruto Drews
Zé Elias
Moacir “Juninho” Fernandes